O ácido hialurônico é o material de escolha para realizar preenchimentos faciais. Seu mecanismo de ação é basicamente reter líquido ao seu redor. Existem ácidos hialurônicos de diferentes reticulações (densidade, viscosidade), e isso é o que determina a indicação específica do uso de cada um: É possível volumizar uma região, como os lábios ou queixo por exemplo, promover um efeito de hidratação intensa, ou ainda amenizar a aparência de sulcos profundos.
Após uma minuciosa avaliação que buscará identificar qual o melhor procedimento para sanar a queixa do paciente, é possível escolher o preenchedor ideal. É necessário fazer um planejamento para ter uma previsibilidade da quantidade de material necessário, e um mapeamento individualizado da região a ser tratada, para evitar intercorrências. O procedimento é feito sob anestesia local e sua duração pode variar entre 8 a 18 meses. Alguns cuidados pós-operatórios são necessários para o sucesso do procedimento.
Os preenchimentos com ácido hialurônico podem trazer imensa satisfação aos pacientes que desejam promover mudanças estruturais em seus rostos, como por exemplo dar mais volume e definição aos lábios, aumentar o queixo, ter um ângulo mandibular mais pronunciado, criar um efeito de proeminência nas maçãs do rosto, dentre tantas outras possibilidades. Apesar de não ter um efeito permanente, os preenchimentos com ácido hialurônico apresentam um tempo de duração longo quando comparados à outros procedimentos de harmonização facial.