A técnica de facetas em resina consiste em redesenhar um dente através de um processo manual, de escultura, totalmente artístico. Em uma única faceta pode-se usar diversas cores de resina, corantes e outros produtos que têm a finalidade de imitar cada estrutura de um dente natural. Cheia de detalhes do início ao fim, a faceta de resina é uma opção incrível para quem quer dar um novo formato, comprimento e cor aos dentes de uma maneira conservadora.
Após a consulta inicial, é necessário fotografar e fazer moldagens do paciente para que seja feito o estudo digital do sorriso pela técnica Digital Smile Design- DSD. Neste estudo, é possível dar aos dentes um novo tamanho, novo formato, prever se haverá necessidade de desgaste e obter um material essencial para a boa comunicação com o laboratório de prótese. O laboratório é responsável por fazer um enceramento (acréscimo de cera sob o modelo da boca do paciente) com as alterações propostas pelo DSD. Sob este enceramento faz-se uma “muralha”, na qual injetamos uma resina provisória e levamos à boca do paciente, e após alguns minutos, temos uma prévia do que será o resultado final das lentes de contato. Este processo é chamado de Mock-up ou test drive do sorriso. Nesta etapa é possível fazer alterações, então, paciente e dentista trabalham juntos para encontrar o formato e tamanho ideal dos dentes. Depois de aprovado o novo design do sorriso, pode-se e iniciar a etapa de confecção das facetas. Todo o processo é feito dentro do consultório, pelo próprio dentista. Normalmente, é possível finalizar o tratamento em um único dia. As facetas em resina têm um resultado estético fantástico, mas requerem um cuidado especial, pois o material pode perder seu brilho com o passar do tempo e algumas manchas podem ocorrer. A manutenção da beleza de uma faceta em resina é feita com profilaxias e polimentos periódicos. Apesar de a resina não ser um material frágil, fraturas podem ocorrer em casos específicos, mas as facetas sempre são passíveis de consertos e reparos.
As facetas em resina são uma excelente opção de tratamento para pacientes que não desejam ter seus dentes desgastados: na maioria das vezes, não é necessário desgastar nenhuma estrutura do dente (salvo casos onde o dente é muito volumoso ou existe um leve apinhamento a ser corrigido). Em relação às lentes de contato dentais, possuem um custo-benefício melhor e a vantagem de serem passíveis de conserto imediato em casos de fratura (pode ser feito no próprio consultório). Com uma manutenção que inclua polimentos regulares, é possível ter um lindo sorriso com facetas de resina por longos anos!