A profilaxia é popularmente conhecida como ‘’limpeza’’, e consiste no ato de remover mecanicamente as sujidades, tártaro e placa bacteriana, pelo uso de equipamentos profissionais e técnicas específicas do cirurgião-dentista.
Existem diferentes maneiras de realizar uma profilaxia, mas sem dúvidas, o procedimento completo e mais eficaz é aquele que combina o uso correto do fio dental com a remoção manual da placa subgengival, ultrassom para remoção de tártaros e cálculos, e jato de bicarbonato para remoção de manchas e placa bacteriana. No momento da profilaxia também é realizado um exame clínico geral, com sondagem individual dos dentes, o que possibilita diagnosticar a maioria das condições bucais que precisam de tratamento, correção ou manutenção. Cada paciente possui uma necessidade específica, mas geralmente, o intervalo indicado entre profilaxias é de 3 meses.
A profilaxia é o tratamento mais importante da odontologia, pois é a porta de entrada de qualquer outro procedimento oral, e tem extrema importância na saúde sistêmica, pois a boca aloja incontáveis bactérias, que numa situação de anormalidade, podem percorrer o corpo todo através da corrente sanguínea e causar danos graves à saúde. A profilaxia promove a limpeza profunda de todas as estruturas da boca, mantém a saúde gengival, melhora o aspecto do sorriso, pois, a remoção de manchas promove um clareamento instantâneo dos dentes, e ainda, se feita com os intervalos corretos, é o instrumento mais importante para prevenção da maioria das doenças da cavidade oral.