As lentes de contato são delicadas peças feitas em cerâmica (porcelana) através de um processo laboratorial, exclusivamente para cada paciente. A confecção de uma lente de contato dental é um processo artesanal e minucioso, que envolve diversas etapas. Uma lente de contato perfeita precisa ter um encaixe preciso, uma anatomia e caracterizações individuais que estejam de acordo com o gosto do paciente, uma maquiagem que mimetize detalhes de um dente natural, e um polimento bem executado, para conferir à peça alto brilho, como o do esmalte dental.
Após a consulta inicial, é necessário fotografar e fazer moldagens do paciente para que seja feito o estudo digital do sorriso pela técnica Digital Smile Design- DSD. Neste estudo, é possível dar aos dentes um novo tamanho, novo formato, prever os desgastes necessários e obter um material essencial para a boa comunicação com o laboratório de prótese. O laboratório é responsável por fazer um enceramento (acréscimo de cera sob o modelo da boca do paciente) com as alterações propostas pelo DSD. Sob este enceramento faz-se uma “muralha”, na qual injetamos uma resina provisória e levamos à boca do paciente, e após alguns minutos, temos uma prévia do que será o resultado final das lentes de contato. Este processo é chamado de Mock-up ou test drive do sorriso. Nesta etapa é possível fazer alterações, então, paciente e dentista trabalham juntos para encontrar o formato e tamanho ideal dos dentes. Depois de aprovado o novo design do sorriso, pode-se dar início ao preparo dos dentes para que possam receber as peças. Normalmente, as lentes de contato envolvem um desgaste mínimo. Uma nova moldagem pós-preparo é feita e levada ao laboratório, para que inicie o processo de confecção das peças de cerâmica. A etapa final é a instalação/cimentação em boca.
Optar por fazer lentes de contato é uma escolha que agrada muito os pacientes pois o material usado nestas peças é a cerâmica, que é altamente resistente, ou seja: a vida útil de uma lente de contato é muito longa: dificilmente há fraturas em cerâmica, e com este material não existe a necessidade de executar polimentos e manutenção. A superfície lisa e brilhosa da cerâmica confere um aspecto estético excepcional ao sorriso, pois evita o manchamento, opacidade e acúmulo de biofilme.